Exposibram 2023 em Belém Evidencia o Grande Momento da Mineração no Pará
Cobre, ferro, níquel, ouro, diamante, bauxita, caulim, manganês, platina, ródio e calcário são apenas alguns dos minerais encontrados em abundância no rico solo paraense. Mas vai muito além, podemos encontrar praticamente a tabela periódica inteira na extensão do seu vasto território. O Pará se tornou rapidamente o principal estado minerador do país, e a atividade de mineração vem sendo responsável pelo saldo positivo da balança comercial paraense nos últimos anos. Em 2023, de janeiro a maio o estado já registra novamente saldo positivo de 7,19 bilhões de dólares, puxado pelo alto valor de exportações.
Não por acaso, a edição de 2023 da maior feira de mineração do país será realizada em Belém no próximo mês, como publicamos no texto de 21/12/2022 (Maior Feira de Mineração da América Latina Será Realizada em Belém em 2023) do blog. São esperadas mais de 60 mil pessoas entre expositores, visitantes e palestrantes, nos três dias da feira que será realizada de 28 a 31 de agosto e teve suas inscrições abertas nas últimas semanas. A realização da feira na capital paraense ratifica o bom momento que vive a mineração no estado. O Pará é o principal estado exportador de minério do Brasil.
Com diversos novos projetos de mineração saindo, como mencionado nos textos publicados no blog em 29/12/2022 e 29/05/2023 - respectivamente: Mais de R$15 Bilhões em Projetos Minerários em Andamento no Pará e Ouro em Abundância no Pará: Mais de 5 Novos Projetos para Exploração em Andamento no Estado - que devem gerar novas prospecções nos próximos anos e diversas pesquisas minerárias que estão em andamento pelos quatro cantos de seu território, o estado ainda conta com operações já em andamento que estão em franca expansão, como o caso do projeto S11D da Vale que vai ampliar a capacidade nominal do complexo para 120 milhões de toneladas anuais. Lembrando que o S11D já é o maior complexo mineral de ferro do mundo, trata-se também do maior empreendimento da história da Vale. E não para por aí, o S11D mudou a história do munícipio de Canãa dos Carajás. Dados do Censo do IBGE de 2023 publicados no últimos dias, apontaram o munícipio como o que mais que mais cresceu no Brasil. Antes a cidade já havia sido apontada como a 7ª no ranking nacional com maior PIB per capita.
Assim é a mineração, por onde passa leva emprego, renda e desenvolvimento. Por sorte o Pará é afortunado com seu riquíssimo solo, cabe aos governantes, aplicarem as receitas geradas em melhorias para a população.
https://www.noticiasdemineracao.com/
https://g1.globo.com/pa/
https://pt.wikipedia.org/
Inscrições para Exposibram 2023:
Texto por:
Bruno Fernandez
Comentários
Postar um comentário