Ouro em Abundância no Pará: Mais de 5 Novos Projetos para Exploração em Andamento no Estado
Que o Pará é riquíssimo em minério não é nenhuma novidade. Seja ferro, cobre, níquel, bauxita ou o próprio ouro que é encontrado há décadas em abundância no rico solo do estado. Porém, ao contrário do que se pensava, as reservas de ouro no solo paraense estão muito longe de seu esgotamento. Além das minas já em exploração, dezenas de novos projetos estão em estágio avançado para início de exploração do metal no estado. Seja em fase de licenciamento, pesquisa ou até mesmo já em implantação para início nos próximos meses ou anos. Listamos aqui 5 grandes projetos que estão em diferentes etapas e devem render bons resultados aos cofres do estado nos próximos anos, além de gerarem milhares de empregos para as populações locais das áreas onde estão sendo implementados, renda para os cofres públicos e desenvolvimento para diversas regiões do Pará. Esses projetos, também, ajudam a combater o garimpo ilegal.
Começamos pelo projeto Tocantinzinho da G Mining a 200km do município de Itaituba, na região Oeste do estado. A mineradora já investiu 235 milhões de dólares e até o segundo semestre de 2024 que é a previsão do início da produção comercial, investirá mais USD 192.000.000,00, totalizando investimentos de 437 milhões de dólares. Em fase mais preliminar, o projeto de ouro Coringa da Serabi Gold também localizado na região do Tapajós avança em seu licenciamento. Já a Cabral Gold iniciou um programa de trincheiras de 2,5K metros de profundidade e amostragem de solo que antecedem as sondagens no projeto de ouro Cuiú Cuiú. Mais um projeto situado no riquíssimo solo do munícipio de Itaituba. Seguimos para a gigante Aura Minerals, que fechou acordo em fevereiro deste ano para adquirir o projeto de ouro e cobre da Serra da Estrela em Carajás. Por fim, citamos o projeto Cajueiro da Altamira Gold que obteve excepcionais 92% de recuperação de ouro nos testes em amostras de sondagem realizados no material retirado no alvo Maria Bonita, resultado que definitivamente evidencia a riqueza do solo do Pará. Estes são apenas alguns dos novos projetos de ouro em andamento no estado, além das minas já ativas, novos projetos vem surgindo ano após ano.
Evidenciando ainda mais o grande momento da mineração de ouro no estado, este ano será inaugurada em Belém, a maior refinaria de ouro do Brasil. A planta receberá investimentos de R$ 55 milhões e terá capacidade para produzir 24 de ouro toneladas/ano que poderá ser expandida para 48 toneladas. O empreendimento vai gerar 120 empregos diretos na capital, sem contar os terceiros. Mais detalhes estão disponíveis em um texto completo sobre a refinaria publicado no blog em 20/12/2022: Maior Refinaria de Ouro do Brasil Será Inaugurada no Pará.
Fonte: noticiasdemineracao.com.br
Texto: Bruno Fernandez
Comentários
Postar um comentário