Ferrovia Paraense Receberá Investimentos da China e Deve Sair do Papel
Muitos projetos de ferrovias já surgiram no Pará ao longo dos anos como por exemplo o projeto Ferrogrão (já publicado no blog em 09/01/2023: Maior Projeto Ferroviário do País Será Implantado no Pará), porém a maioria deles até o presente momento não se tornou realidade. A boa notícia é que o projeto da Ferrovia Paraense poderá finalmente sair do papel. No último dia 14/04 o governo do estado anunciou parceria com a gigante chinesa China Comunications Construction Company (CCCC) - maior construtora do país asiático - para a construção da ferrovia. Na ocasião foi assinado um memorando de entendimento entre as partes, onde a previsão de investimento é de R$ 10 bilhões. O acordo com os chineses poderá ainda trazer mais recursos ao estado para melhorar a infraestrutura e a logística e gerar empregos, três grandes gargalos atualmente no Pará.
A primeira etapa do projeto terá 500km de extensão e ligará Marabá ao porto de vila do conde em Barcarena. Em um segundo momento no futuro (ainda sem prazo), a segunda etapa chegará até o extremo sul do estado, no município de Santana do Araguaia, totalizando 1316 km de trilhos. A ferrovia atenderá principalmente ao agronegócio e a mineração, principais motores da economia do estado. Existe ainda, porém, a possibilidade de um vagão para passageiros. A ferrovia gerará empregos e desenvolvimento para todos os municípios ao longo do trajeto desde o início de sua construção, e quando pronta otimizará o transporte de cargas até o porto de Vila do Conde, melhorando a precária logística e infraestrutura do estado do Pará que encontra-se atrasada em décadas. É um pequeno passo de muito que ainda tem a ser feito, mas já deve ser comemorado.
Fontes:
agenciapara.com.br
metropoles.com
oliberal.com.br
Texto por: Bruno Fernandez
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