Maior Projeto Ferroviário do País Será Implantado no Pará

    O projeto Ferrogrão - ferrovia de 932 km que liga Sinop no Mato Grosso ao porto de Miritituba - em Itaituba no Pará, foi retomado pela Agência Nacional de Transportes (ANTT). O projeto prevê investimentos de mais de R$ 21,7 bilhões e é destinado principalmente ao escoamento de grãos como soja e milho, além de fertilizantes e farelos como principais cargas. A ferrovia terá capacidade de escoamento de aproximadamente 58 milhões de toneladas de grãos por ano. Representantes de associações do agronegócio e de empreendimentos de logística afirmam que o o projeto vai contribuir para baixar os altíssimos custos de logística do Brasil. Estima-se que o custo de escoamento da produção agropecuária reduza em até 40%. O valor do frete por tonelada, cairá quase pela metade, quando comparado com o modal rodoviário, utilizado atualmente no escoamento desta carga. 

    A ferrovia terá grande importância para esta região que clama por desenvolvimento. Serão 65 anos de concessão e mais de 160 mil empregos gerados em 30 anos. Este projeto promete revolucionar o agronegócio brasileiro. O uso da ferrovia em comparação à rodovia, causa menos impacto ambiental a longo prazo. Este modal de transporte, além de pouco nocivo ao meio ambiente por gerar uma menor emissão de CO2, é mais seguro por ter risco muito reduzido de acidentes quando comparado ao modal rodoviário. O escoamento de cargas via ferrovias também evita congestionamentos, assaltos, que são frequentes nas estradas da região, e roubos de cargas.

    Adicionalmente a todos estes benefícios, o projeto visa desinchar a BR-163 e os portos do sudeste que hoje estão pressionados pelas altas demandas, gerando gargalos nos embarques e desembarques de carga. Com a ferrovia, toda esta produção de grãos será escoada pelo porto de Vila do Conde, em Barcarena no Pará. Diminuindo em muitos dias o transporte da carga, pois além de estar muito mais próximo dos produtores de grãos, está também melhor localizado geograficamente para a exportação destas commodities.

    Como podemos ver na imagem abaixo, a ferrovia levará a carga até o porto de Miritituba no município de Itaituba-PA, onde embarcará via transporte fluvial até o porto de Vila do Conde, no município de Barcarena-PA, de lá fará baldeação para grandes navios graneleiros, e então seguirá para exportação com destino a países da Europa, Américas e principalmente Ásia:  


Fonte:
noticiasdemineracao.com
canalrural.com.br
agroolhar.com.br
poder360.com.br
portal.ppi.gov.br

Por: Bruno Fernandez


Comentários

  1. Como sempre, excelente leitura ! Muito interessante de se acompanhar. Vai desenvolver uma região rica e pouco assistida do estado do Pará. 👏🏻👏🏻👏🏻

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  2. Esse projeto vai ser de grande importância pra região, além de reduzir os custos, também vai diminuir o tempo-distância aos portos. Excelente abordagem 👏🏻

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  3. Muito interessante seu artigo, realmente não tinha ideia da grandiosidade do projeto, aparentemente possui altíssimo impacto para o desenvolvimento. Acho pertinente entender também os impactos ambientais e nas comunidades locais, grato pelo conteúdo.

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