Pará Assume Protagonismo da Produção de Cacau no País
O Brasil é um notável produtor de cacau, hoje o país ocupa a 6ª posição entre os maiores produtores do fruto no mundo. O estado do Pará superou a Bahia nos últimos anos, e hoje lidera a produção de cacau no Brasil. O estado sozinho produz mais de 50% de todo o cacau do país. Ou seja, o Pará é o protagonista nesta excelente posição do Brasil entre os maiores produtores do mundo. A Bahia vem ocupando o segundo lugar logo em seguida. Juntos, Pará e Bahia, representam 96% de todo o cacau produzido em território nacional.
O cacau é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, além de ser destaque no cenário internacional, de acordo com a International Cocoa Organization (ICCO, na sigla em inglês). Sua cadeia produtiva gera diversos postos de trabalho diretos e indiretos, especialmente para a agricultura familiar e extrativistas em territórios de baixa renda, comumente associada ao turismo e à gastronomia. Atualmente, há dois polos estruturados no país, chamados de Rota do Cacau. Sendo o Transamazônica, que alcança 11 municípios do Pará; e o do Litoral Sul da Bahia, composto por 26 municípios do estado. As rotas têm entre seus objetivos promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.
O Pará produz hoje mais de 150 mil toneladas/ano e a cadeia produtiva do cacau no estado gera mais de 60 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos. Os principais municípios produtores do estados são Medicilândia, Altamira, Uruará, Placas, Novo Repartimento, Tucumã, Tomé- Açu, Anapu, Brasil Novo e Vale do Xingú. O bom momento do cacau trouxe à Belém a Chocolat Amazônia 2023, maior festival de chocolate e cacau da América Latina, realizado em agosto deste ano no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Diversas novas marcas regionais de chocolates e bombons à base de cacau e frutas amazônicas vem surgindo ultimamente no estado devido à sua vasta variedade de frutos e principalmente a abundância do cacau no estado. Pode-se ler mais a respeito no texto publicado no blog em 27/01/2023 (O Chocolate Paraense Premiado Internacionalmente) sobre uma destas marcas que foi premiada em Londres pela Academy of Chocolate. Mostrando que o Pará tem verticalizado a indústria e não somente exportado o fruto in natura.
Comentários
Postar um comentário