O Chocolate Paraense Premiado Internacionalmente
Apesar de não ser amplamente divulgado, o estado do Pará vem sendo nos últimos anos o maior produtor de cacau do país, e já é responsável por mais de 50% da produção nacional. A cadeia de produção do fruto gera em torno de 300 mil vagas de emprego, direta e indiretamente, movimentando milhões de reais todo ano na economia paraense. Mesmo o cacau sendo um fruto nativo da Amazônia, a Bahia liderou a produção nas ultimas décadas, porém, essa realidade começou a mudar após uma mudança no código florestal que obriga a preservação de 80% da mata nativa em fazendas na região amazônica, isso deu espaço ao cultivo do cacau, que pode ser cultivado em meio a mata nativa.
Conforme discussão no texto publicado no blog em 19/01/2022 (A Verticalização Industrial no Estado), o Pará possui um enorme potencial para a verticalização de vários tipos de cadeia produtiva. E nesse contexto de protagonismo da produção de cacau no estado, surgiu a Gaudens Chocolate, uma empresa genuinamente paraense que produz chocolates finos com cacau e outros ingredientes típicos da região e tem toda a sua cadeia verticalizada no estado. A empresa que foi pioneira na fabricação de chocolate regional, foi recentemente premiada em um evento internacional em Londres, o Academy of Chocolate, em que o chocolate branco com cupuaçu foi medalhista figurando entre os melhores chocolates do mundo.
Iniciativas como essa e a premiação são a prova de que a verticalização da indústria paraense, utilizando a matéria prima local e agregando valor a ela aqui no estado, possui um potencial ainda pouco explorado, para se projetar internacionalmente em vários setores.
Comentários
Postar um comentário