Porto de Vila do Conde Registra Recorde Histórico de Movimentação em 2022
O ano de 2022 foi um ano de recordes para os portos paraenses. Os portos da CDP - Belém, Vila do Conde e Santarém - registraram crescimento de 12,35% na movimentação. Aproximadamente 35 milhões de toneladas foram movimentadas, batendo um recorde operacional histórico. O porto de Vila do Conde já havia registrado aumento no ano passado, 2021 teve 5,82% de crescimento em relação ao ano anterior, movimentando 19 milhões de toneladas. Os bons resultados, tem relação principalmente com o desempenho das cargas do polo aluminífero, além do embarque de grãos que representa também grande volume dos embarques no porto. Os recordes não param por aí. A Companhia de Commodities Agrícola (ADM) anunciou que realizou em 2022 o maior embarque de soja feito no porto. Foram quase 85 mil toneladas embarcadas em um único navio. O carregamento também representa o maior volume embarcado em um navio de grãos em portos da Bacia Amazônica.
O Porto de Vila do Conde vive um bom momento no embarque de grãos. Aproximadamente 20% de toda a produção de milho do país destinada a exportação é escoado pelo porto no município de Barcarena, no Pará. O embarque de soja também tem ganhado espaço no município, e hoje é uma commodity relevante nos terminais de Vila do Conde. Cerca de 10% de todos os embarques nacionais partem deste porto e vem aumentando o volume ano após ano. Porém, mesmo com o crescimento registrado nos embarques, o porto paraense opera abaixo de sua capacidade máxima. Ou seja, o porto aparece com um potencial de crescimento enorme, em um momento em que os portos da região Sudeste encontram-se em sua maioria com gargalos. O entrave no momento é a logística. As condições das estradas de acesso de grãos ao porto de Vila do Conde encontram-se em péssimas condições e podem comprometer a dinâmica de carregamento em Barcarena. A 'válvula de escape' é a construção da Ferrogrão (texto publicado no Blog sobre o tema em 09/01/2023: Maior Projeto Ferroviário do País Será Implantado no Pará), grande projeto ferroviário que promete consolidar o corredor logístico, barateando o frete e impulsionando a produção de grãos para os portos do Arco Norte.
Fonte:
noticiasdemineracao.com
safras.com.br
forbes.com.br
Por: Bruno Fernandez
Muito bom! Esse Porto possui um potencial enorme, além de uma excelente localização geográfica
ResponderExcluirMuito bom, importante destacar o aumento da movimentação de graneis líquidos nesse porto que aumentou devido a chegada de outras empresas do setor.
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