Porto de Vila do Conde Registra Recorde Histórico de Movimentação em 2022

  O ano de 2022 foi um ano de recordes para os portos paraenses. Os portos da CDP - Belém, Vila do Conde e Santarém - registraram crescimento de 12,35% na movimentação. Aproximadamente 35 milhões de toneladas foram movimentadas, batendo um recorde operacional histórico. O porto de Vila do Conde já havia registrado aumento no ano passado, 2021 teve 5,82% de crescimento em relação ao ano anterior, movimentando 19 milhões de toneladas. Os bons resultados, tem relação principalmente com o desempenho das cargas do polo aluminífero, além do embarque de grãos que representa também grande volume dos embarques no porto. Os recordes não param por aí. A Companhia de Commodities Agrícola (ADM) anunciou que realizou em 2022 o maior embarque de soja feito no porto. Foram quase 85 mil toneladas embarcadas em um único navio. O carregamento também representa o maior volume embarcado em um navio de grãos em portos da Bacia Amazônica. 

    O Porto de Vila do Conde vive um bom momento no embarque de grãos. Aproximadamente 20% de toda a produção de milho do país destinada a exportação é escoado pelo porto no município de Barcarena, no Pará. O embarque de soja também tem ganhado espaço no município, e hoje é uma commodity relevante nos terminais de Vila do Conde. Cerca de 10% de todos os embarques nacionais partem deste porto e vem aumentando o volume ano após ano. Porém, mesmo com o crescimento registrado nos embarques, o porto paraense opera abaixo de sua capacidade máxima. Ou seja, o porto aparece com um potencial de crescimento enorme, em um momento em que os portos da região Sudeste encontram-se em sua maioria com gargalos. O entrave no momento é a logística. As condições das estradas de acesso de grãos ao porto de Vila do Conde encontram-se em péssimas condições e podem comprometer a dinâmica de carregamento em Barcarena. A 'válvula de escape' é a construção da Ferrogrão (texto publicado no Blog sobre o tema em 09/01/2023: Maior Projeto Ferroviário do País Será Implantado no Pará), grande projeto ferroviário que promete consolidar o corredor logístico, barateando o frete e impulsionando a produção de grãos para os portos do Arco Norte.



Fonte:

noticiasdemineracao.com

safras.com.br

forbes.com.br


Por: Bruno Fernandez


    

Comentários

  1. Muito bom! Esse Porto possui um potencial enorme, além de uma excelente localização geográfica

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, importante destacar o aumento da movimentação de graneis líquidos nesse porto que aumentou devido a chegada de outras empresas do setor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3ª Maior Mina de Ouro do Brasil Está em Fase Final de Construção no Pará

Usina Termelétrica a Gás Natural Será Construída no Pará

Com a Chegada das Gigantes BHP e Glencore, As 4 Maiores Mineradoras do Mundo Já Fincam Suas Bandeiras no Pará