Governador da Califórnia Firma Parceria Inédita Entre Vale do Silício e o Vale Bioamazônico no Pará
Em Belém para a COP 30, Gavin Newsom - atual governador da Califórnia - visitou o recém inaugurado Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Espaço que reúne pesquisa científica, startups, empreendedores, povos indígenas e comunidades tradicionais em torno de novos modelos de negócios baseados na floresta viva. O espaço, localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro, é o maior polo de bioeconomia da América Latina e o único parque tecnológico do mundo voltado à bioeconomia florestal. Com 6 mil m², o Parque integra ciência, tecnologia e saberes tradicionais para transformar a biodiversidade amazônica em negócios sustentáveis. A iniciativa é um dos pilares do Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio) e posiciona o Pará como referência global em desenvolvimento sustentável, às vésperas da COP30, que será realizada em Belém. O complexo abriga centros de inovação, laboratórios, coworkings, incubadoras, e o Centro de Sociobioeconomia, que promove a valorização de saberes tradicionais e a formação técnica voltada ao manejo sustentável. O investimento total é de R$ 300 milhões, em parceria com a Vale, dentro do programa Estrutura Pará, e com patrocínio da Natura, Ambipar e Fundo Vale.
Na ocasião, Newsom teve a oportunidade de degustar kombucha de açaí e cupuaçu produzidos no local. Se demonstrando impressionado, o governador da Califórnia comparou o ambiente de inovação do Pará ao do Vale do Silício. “Eu nunca vi algo assim, e eu vi muito. Eu viajei o mundo e essa oportunidade de usar este lugar como plataforma para inovação e empreendedorismo, permitindo que empresas se formem aqui e que pessoas se unam em torno das diferenças, lembra muito o ecossistema que se desenvolveu ao redor do Vale do Silício”, disse. Para Newsom, a combinação de universidades, pequenos negócios, comunidades indígenas e centros de pesquisa em um mesmo território é a chave da inovação, elemento que hoje faz da Califórnia um grande polo de inovação da economia de baixo carbono e que ele enxerga despontando também, mesmo que ainda de forma 'embrionária', no Pará.
Durante a visita de Gavin Newsom foi assinado um memorando de entendimento firmado entre os estados do Pará e Califórnia que estabelece uma parceria estratégica de longo prazo, que une a maior economia verde dos Estados Unidos à principal fronteira de biodiversidade do planeta, a Amazônia. O foco está em soluções de baixo carbono, desenvolvimento inclusivo e conservação da floresta viva. Um acordo inédito para aprimorar as capacidades de prevenção e resposta a incêndios florestais, proteger florestas e comunidades e impulsionar, a partir do Vale Bioamazônico, a cooperação em bioeconomia, pesquisa e inovação em gestão sustentável da terra em conexão com o ecossistema tecnológico do Vale do Silício.
Fonte:
https://agenciapara.com.br/
https://diariodoconesul.com.br/

Comentários
Postar um comentário