Aeroporto Internacional de Belém Registra Grande Movimentação de Aeronaves e Passageiros Durante COP 30
Desde a última semana, o Aeroporto Internacional de Belém vem registrando movimentos muito acima de sua média mensal, devido à diversos voos trazendo comitivas, delegações, imprensa, empresários, ativistas, entre outros, para a COP 30 ou eventos correlacionados. O aeroporto de Belém, figura nos últimos dias, entre o seleto hall dos 10 aeroportos mais movimentados do Brasil.
Recentemente R$ 450 milhões foram investidos em melhorias previstas no contrato da nova concessionária que administra o aeroporto, o que ajudou minimamente a preparar o terminal de passageiros para o evento mundial. No entanto, ainda não foi realmente ampliado. Só teve um melhor aproveitamento de sua área já construída. Aumentando áreas de embarque, porém sem aumentar um dos principais gargalos do terminal paraense hoje, que é o pequeno número de pontes de embarque para atender a demanda regular do aeroporto, os chamados 'fingers'. O que acaba causando o número de embarques de forma remota, maior que os feitos pelas pontes de embarque. Em uma cidade onde o clima não ajuda, ora com muito sol, ora com muita chuva e sempre com muito calor. Tornando a experiência de embarque/desembarque dos voos extremamente desagradável ao passageiro.
Para o mês de novembro, espera-se que mais de meio milhão de passageiros passem pelo aeroporto de Belém, e acredita-se que no acumulado do ano de 2025 mais 4 milhões de passageiros transitarão pelo terminal. Superando o recorde histórico pelo segundo ano seguido. A expectativa do aumento do turismo na região como legado pós COP, devido à grande projeção mundial da cidade causado pelo evento, somada ao início da exploração de petróleo na Margem Equatorial, tendo o aeroporto internacional de Belém como principal HUB desta região, traz muito otimismo para os próximos capítulos para o aeroporto. Como uma possível nova reforma, desta vez com uma ampliação real do prédio do terminal e aumento do número de fingers. Bem como abertura de novas rotas, sobretudo internacionais, aproveitando nossa privilegiada localização geográfica.
Imagem 2: Jatos executivos e aeronaves presidenciais ocupando o novo pátio recém-inaugurado e pátio de cargas, devido à falta de espaço para a demanda da COP no aeroporto de Belém
Imagem 3: Jatos executivos enfileirados de maneira amontoada e apertados entre si no pátio do aeroporto



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