Terras Raras em Abundância no Pará
O Brasil tem reservas promissoras de terras raras e o Pará possui contribuição relevante para isto. O Brasil pode se tornar um dos 5 maiores produtores de terras raras no mundo. O potencial é altamente significativo para o desenvolvimento econômico do país e principalmente em regiões que ainda sofrem com falta de infraestrutura, como o Pará. O país se destaca em reservas de elementos de terras raras (ETR) e apresenta condições favoráveis para desenvolver a cadeia de valor deste bem mineral.
Os elementos de terras raras são um conjunto de elementos químicos essenciais para a fabricação de uma vasta gama de tecnologias avançadas. São usados, por exemplo, na fabricação de ímãs permanentes usados em turbinas eólicas e em motores de veículos elétricos, tecnologias fundamentais para a transição energética. São considerados ETR os 17 elementos químicos a seguir: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio.
Dentre os depósitos de minerais de terras raras no estado, destacamos a mina de cobre de Salobo, em Carajás, no Estado do Pará, que teve elementos descobertos pela Vale em 2011 com qualidade similar à de depósitos de alta qualidade na Austrália, representando um grande potencial porém, ainda intocados. Atualmente somente a mina de Serra Verde no estado de Goiás produz Terras Raras no país.
Fonte:
jornal.usp.br
Comentários
Postar um comentário