Como o Pará Está Rapidamente Crescendo na Economia Brasileira

    Impulsionada pelo setor industrial, tendo as atividades de extração mineral como seu carro-chefe, a economia paraense vem se destacando no cenário nacional. O Pará já ultrapassou Minas Gerais e hoje é o principal estado exportador de minério do Brasil. A bola da vez da mineração nacional. O PIB do estado já é o 10º maior do país, ultrapassando estados como Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, e deverá 'ganhar' mais duas posições nos próximos anos com o boom do minério que o estado vem vivendo e o início da atividade petrolífera na costa paraense, ultrapassando também os estados de Goiás e Distrito Federal. Poderemos em breve, ter o Pará entre as 6 principais economias do país.

    Em 2023, a economia paraense começou com o pé direito. Fechando a balança comercial positiva nos primeiros dois meses do ano, o Pará encerrou janeiro e fevereiro como o 3º estado brasileiro que mais exportou no ranking dos estados brasileiros por saldo e o 7º no ranking por dos estados por valor exportado. Totalizando mais de 23 milhões de toneladas e USD 2.771839.359,00 somente nos primeiros dois meses do ano. Os principais produtos exportados são o minério de ferro, minério de cobre, manganês, minério de estanho, bauxita não calcinada, ferro níquel, alumínio não ligado e caulim. As cidades do estado que mais exportaram foram Parauapebas, Canãa dos Carajás, Barcarena, Ourilândia do Norte e Marabá, claramente evidenciando a importância da mineração para o estado.  Apesar do grande predomínio da atividade de mineração na balança comercial do Pará, outros produtos também tem valor relevante e agregam valor ao PIB estadual como milho em grãos, soja, arroz, camarões, pimenta, castanha do Pará, suco de frutas, farinha, cerveja de malte, madeira, óleo combustível e óleo vegetal. 

    O setor de serviços ainda é muito fraco no estado, isso talvez explique o motivo de estados menores, como o próprio Distrito Federal por exemplo, ainda terem seus PIBs maiores que o do Pará. O estado também carece demasiadamente de infraestrutura. Ainda sofre com a falta de portos, estradas e aeroportos de ponta. O setor logístico do estado é um dos que mais requer investimentos. Fato é que o estado tem recursos para se desenvolver, mas o seu IDH ainda é muito baixo. Sendo um dos últimos do país e tendo um dos piores saneamentos básicos em território nacional. Mas com a adequação de sua economia no cenário mundial, o Pará pode ser muito mais atrativo, com oportunidades nunca antes vistas no país, dada sua localização geográfica privilegiada, sua enorme extensão territorial e seu solo riquíssimo. Não faltam oportunidades, o potencial é enorme. Faltam investimentos em desenvolvimento.


Fonte:
Sistema Comex/ME
CIN/FIEPA

Texto por: Bruno Fernandez



Comentários

  1. Texto excelente, o Pará tem um grande potencial, só precisa ser aproveitado da maneira certa 🙏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3ª Maior Mina de Ouro do Brasil Está em Fase Final de Construção no Pará

Usina Termelétrica a Gás Natural Será Construída no Pará

Com a Chegada das Gigantes BHP e Glencore, As 4 Maiores Mineradoras do Mundo Já Fincam Suas Bandeiras no Pará