Projeto da MRN Visa Garantir Fornecimento de Bauxita até 2043
A Mineração do Rio Norte (MRN), considerada uma das maiores minas de bauxita do mundo, tem capacidade instalada para produzir 18 milhões de toneladas/ano do minério. A planta está localizada no distrito de Porto de Trombetas no oeste do estado e em atividade no Pará desde a década de 70.
A atual frente de lavra possui vida útil até 2027, e, visando garantir a continuidade das atividades, a mineradora deu inicio ao projeto denominado de Novas Minas, que tem como objetivo estender a vida útil da mina em mais 15 anos. Para a implantação serão necessários investimentos na ordem de R$ 900 milhões de reais para a abertura de 5 novos platôs nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, além da construção da infraestrutura necessária para levar o minério até a planta de beneficiamento e porto já existentes em Porto Trombetas.
Além das novas frentes de lavra, o projeto traz inovação no método de disposição de rejeitos da mina, que passará a utilizar a disposição de rejeito seco em cava, processo que elimina a necessidade de construção de novos reservatórios, pois, após seco, o rejeito pode ser devolvido as cavas onde já foram realizadas a mineração, na forma de solo estéril, e, posteriormente reflorestado com flora nativa. Esse método possibilita a reutilização de reservatórios já existentes. Mais detalhes e o acompanhamento do projeto podem ser encontrados no site https://www.mrn.com.br/projetonovasminas/.
O projeto está em fase de licenciamento e é considerado extremamente importante para a continuidade dos investimentos, geração de empregos e desenvolvimento não só da região oeste do estado, mas do Pará como um todo.
Comentários
Postar um comentário