O Pará é a Bola da Vez da Mineração no Brasil
Com a economia do estado em ascensão, o Pará é atualmente o maior produtor/exportador de minério do Brasil e a 10ª maior economia do país. Tendo a atividade de mineração dado a maior contribuição para o PIB do estado. Esta sozinha faturou R$94 bilhões no ano de 2021 e segue crescendo em 2022. O Pará sozinho é responsável por 34% das exportações de minério de todo o país. Figurando entre as maiores reservas do Brasil de bauxita, ferro, manganês, cobre, níquel e ouro, existem ainda dezenas de novos projetos de mineração, novas minas a serem abertas e expansões em andamento espalhados pelo vasto território do estado, sobretudo na região de Carajás, sudoeste do estado. Atualmente o Pará lidera com folga a atividade de mineração no país. Tamanha a grandeza das reservas minerais na região, que colocou Canaã dos Carajás na 8ª posição das cidades mais ricas do país (PIB per capita) e a tornou o município mais rico do estado.
Em um futuro próximo, com o início da atividade petrolífera e a crescente entrada de novos projetos de mineração no estado ano após ano, o Pará deverá figurar entre as 8 primeiras economias do país. O cenário é de intenso crescimento econômico nos próximos 5 anos. Ainda carecendo de grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo logístico, onde o estado enfrenta grandes gargalos como estradas precárias e em péssimas condições, e portos e aeroportos pequenos e pouco modernizados para o tamanho da demanda atual. A verticalização da indústria no Pará, tendo a mineração como seu carro-chefe, além do grande legado trazido consigo, tem atraído diversos investimentos para a o setor onde a expectativa é poder contar com melhor uma melhor infraestrutura em um futuro de curto a médio prazo.
Fonte:
g1.globo.com/pa/
massa.ind.br/mineracao-no-para/
Por: Bruno Fernandez
Excelente texto!
ResponderExcluirEssa divulgação tem que estar em todas as universidades, cursos, etc. O Pará, sem trocadilhos, é muito rico. Conheci de perto as minas de Carajás e sem sombra de dúvidas é espantoso.
ResponderExcluir